PLANO DE DEUS PARA AS ÉPOCAS: UM RESUMO DE GÊNESIS ATÉ O APOCALIPSE
A Bíblia: a Palavra de Deus
21/12/2016

Sabemos, pela Bíblia, que Satanás era um querubim que se rebelou contra Deus ( Isaías14:12-13 ), querendo se  elevar e ser igual a Deus. Não sabemos o momento em que isso ocorreu, mas ele conseguiu induzir Adão e Eva a pecarem e em conseqüência serem expulsos do jardim do Éden.

Depois disto os homens se multiplicaram até o dilúvio, após o qual somente oito pessoas sobreviveram: Noé, sua mulher três filhos e três noras. Dos três filhos de Noé, Sem deu origem à descendência que começou com Arfaxade, passou por Pelegue até Abraão, e deste até Jesus Cristo, como Deus tinha prometido a Abrão “em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gen 12: 3 ).  Deus escolheu os descendentes de Abraão através de Isaac e Jacó como um povo seu, sendo que o Messias prometido nasceria da tribo de Judá, quarto filho de Jacó. Nós sabemos, do livro de Gênesis, que os bisnetos de Abraão foram para o Egito, aí se multiplicaram e após 400 anos se constituíram em um povo numeroso, o qual  foi escravizado pelos egípcios. Moisés os tirou dessa terra e os levou para a terra que Deus tinha prometido a Abraão ( Gen 12:1-7), peregrinando no deserto por 40 anos, antes de chegar a Canaã.  A época do Êxodo assim chamado ocorreu por volta de 1450 AC.( Livro do Êxodo) Durante a peregrinação, Deus deu a Moisés as tábuas da Lei e orientou todo o cerimonial do culto que eles deviam oferecer a Deus( Levítico, parte dos livros : Números e  Deuteronômio). O tipo de governo era portanto  teocrático, i.e. Deus dirigia o povo.

O  rompimento do véu do templo, no momento em que Cristo morreu (Mat 27:51; Lc 23:45 ),  o qual impedia a entrada no Santo dos Santos, significa que, desse momento em diante, o  homem não tem mais  necessidade de um sacerdote para interceder por ele e pedir o  perdão divino. Cristo pagou  as nossas dívidas permitindo que nos aproximemos de Deus e possamos pedir perdão diretamente a  Deus, tendo Cristo  como mediador (  I Tim 2:5; Heb 9:15 ).

Todo o cerimonial portanto é tipo de Cristo e prefigura o seu sacrifício na cruz.

Moisés morreu um pouco antes da entrada na terra prometida e Josué foi escolhido por Deus para conquistá-la. ( Deuteronômio, Josué)

Após a conquista da terra e morte de Josué, os judeus continuaram a se constituir numa teocracia, tendo juízes para administrar Israel. O livro de Josué conta as campanhas de conquista  até a sua morte. O livro de Juízes é a história das novas conquistas e dos juízes que administraram Israel, sendo o último deles Samuel. Por volta de 1050 AC o povo quis ter um rei e pediu a Samuel que ungisse um rei para governá-los. Deus ordenou que Saul, da tribo de Benjamin, fosse ungido rei, tendo este reinado sobre Israel durante 40 anos. Depois de Saul, Deus escolheu Davi, da tribo de Judá, para ocupar o trono, o qual também governou durante 40 anos.  ( Livros I e II Samuel ) À sua descendência caberia o trono de Israel para sempre e dela nasceria o Salvador prometido. Sabemos que após a morte de Davi, Salomão, seu filho com Bate-seba, herdou o trono e governou também 40 anos. Após sua morte, 10 tribos se revoltaram contra seu sucessor e Israel se dividiu em duas nações:  reino de Judá , ao sul, constituída pela tribo de Judá e parte da tribo de Benjamin, e reino de  Israel ao norte de Judá , constituída pelas outras tribos restantes. Por causa de idolatria e desobediência, Israel foi destruída antes de Judá ( 722 AC ) por Salmaneser, rei da Assíria.. Em 586 AC  Jerusalém, juntamente com seu  templo e os seus muros, foi  destruída e Judá foi dominada por Nabucodonozor, rei da Babilônia.( Livros : II Reis e II Crônicas ) O  povo foi levado cativo para Babilônia, inclusive Daniel   ( livro de Daniel) e os profetas Jeremias e Ezequiel, respectivamente autores dos livros  Jeremias  e Lamentações e do livro de Ezequiel. Após setenta anos de cativeiro os judeus puderam voltar à sua terra e reconstruir o templo e os muros de Jerusalém e a fazer sacrifícios, interrompidos nesse período.  ( Livros de Esdras e Neemias ) Após esse retorno, , três profetas  escreveram suas profecias: Zacarias, Ageu e Malaquias, que é o último livro do VT. Há muitas profecias no VT a respeito do Messias que havia de vir. Após esses profetas foram  400 anos de silêncio profético até o nascimento de João Batista e de Cristo. Segundo Cristo, João Batista foi o maior  profeta ( Lc 7:28), contemporâneo de Cristo (  Cristo foi gerado quando Isabel, mãe de João Batista estava no sexto mês de gestação  Lucas 1:26, 36 ). João Batista foi precursor de Cristo,  tendo  testificado a  seu respeito. Em todo o período de tempo após a queda de Adão e Eva, o Espírito Santo  agiu através de homens que eram escolhidos para determinadas missões, estando presente mas não habitando o coração daqueles que criam no Salvador  prometido.

A morte de Cristo na cruz permitiu que a justiça de Deus fosse satisfeita e o homem desse momento em diante pudesse se aproximar de Deus por meio de Jesus Cristo- e chamar Deus de Pai. ( Romanos 3:9-31 ) A sua ressurreição e subida aos céus nos dá a certeza da ressurreição quando teremos também um corpo glorificado  e estaremos com Ele eternamente. ( I Cor 15:42-49)

O  rompimento do véu, quando Cristo morreu (Mat 27:51; Lc 23:45 );o qual impedia a entrada no Santo dos Santos, significa que, desse momento em diante, o  homem não tem mais  necessidade de um sacerdote para interceder por ele e pedir o  perdão divino. Cristo pagou  as nossas dívidas permitindo que nos aproximemos de Deus e possamos pedir perdão diretamente a  Deus, tendo Cristo  como mediador (  I Tim 2:5; Heb 9:15 )

 Após a ressurreição, Cristo permaneceu  40 dias ensinando os discípulos e então subiu aos céus, onde está assentado à mão direita de Deus Pai. ( Atos 1:10;-11; 7:55) Como havia sido prometido,  foi enviado o Espírito Santo no dia de Pentecostes ( 50 dias depois da Páscoa) àqueles que estavam no cenáculo orando , aguardando a vinda do Espírito Santo. ( Atos1:14; 2:1-4) ). Desse momento em diante todos os que crêem em Jesus recebem o Espírito Santo, o qual habita permanentemente o crente até sua morte.

A época da Igreja ou seja , a dispensação da Igreja* ( vide nota no final deste estudo) termina com  a segunda vinda de Cristo. Esta vinda acontece em duas etapas: na sua primeira fase, os crentes da igreja que morreram antes de sua vinda são ressuscitados e os que estão vivos são arrebatados para encontrar com ele nos ares. Este é o tema das cartas de Paulo : I Tessalonicenses:4: 13-17) e I Cor 15).

Com a retirada da Igreja, o Espírito Santo é retirado juntamente com os crentes e a partir de então, durante 7 anos, continuará a agir, mas sem habitar na pessoa humana. O fato de que o Espírito Santo é aquele que impede a manifestação do homem do pecado ( II Tess 2:6-7 ) e que deve ser removido da terra antes que a tribulação comece, não deve ser interpretado como se  Ele não fosse onipresente ou não operativo. A diferença é que o seu ministério será diferente, pois Ele não habitará o crente como na dispensação da graça. Será como na época do Velho Testamento, quando o evangelho do reino será pregado.

 Satanás, que segundo II Tess 2:7 já opera e é resistido pelo Espírito Santo,  terá então permissão para agir mais livremente, o que ocorre imediatamente após o arrebatamento da Igreja. O homem do pecado (anticristo ) é manifestado ( II Tess 2:8) ,seguindo-se um período de 7 anos de tribulação, como previu o profeta Daniel. ( Daniel 9:24-27).  O iníquo, como é chamado o homem do pecado em II Tess 2:8 e anticristo pelo apóstolo João em suas cartas, apresenta-se com todo o poder e fazendo prodígios (II Tess 2:9-11) Os acontecimentos que ocorrem nesses sete anos são descritos no livro do Apocalipse, onde aparece a trilogia maligna: o anticristo ou a besta do Apocalipse ,(é o homem do pecado, oposto de Cristo), o falso profeta, líder de um falso sistema religioso e que promove a adoração desse homem,  e o dragão ou Satanás ( querubim que se rebelou)

 Obs: o período que se inicia no momento do arrebatamento, por apresentar, durante os sete anos manifestações da ira divina, é também conhecido como o dia da ira, o grande dia do Senhor. Este dia do Senhor  tem início logo após o arrebatamento e  prossegue após os 7 anos de ira, estende-se pela  segunda fase da 2a  vinda, pelo  milênio  até a criação do novo céu e da nova terra( Ap. 21)( Pentecost, 1972)

O Homem do pecado ou anticristo faz um acordo de falsa paz com Israel e com a confederação de 10 paises ( representados pelas 10 pontas da profecia de Daniel ( 7:24) e pelos 10 chifres do livro do Apocalipse ( 17:3), acordo esse que ele viola na metade dos sete anos. Ele profana o templo e se faz adorar como Deus. Paulo chama a atenção para este fato em II Tess 2:4. No final acontece a campanha do Armagedom e a  segunda vinda de Cristo em pessoa ( parousia) que “fere as nações e prende a Besta e o falso profeta e os seus seguidores são mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo.” ( Ap 19:20 )  O iníquo, i.e. a Besta do Apocalipse “o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda”  ( II Tess2:4). Após isto ocorre a ressurreição dos fiéis do Velho Testamento,  i.e., daqueles que esperavam o Messias, o Cristo que havia de vir.  Cristo procede ao julgamento de Israel “no deserto dos povos “ ( Ez 20:34-38; Zac 13: 8-9)  e das nações no vale de Josafá ( Joel 3:2; Ap 19:21). Aqueles que crêem em Cristo e estão vivos no fim do período de 7 anos de tribulação, entram para viver na época seguinte que é o milênio :  uma teocracia  com mil anos de duração, ( Ap 20:2,5 ,7), descrito por profetas do V.T, como Isaías e outros. Cristo será o rei, acompanhado de seus santos ( crentes do Velho Testamento e da Igreja) que ressurgiram. O  seu regente será Davi, como está prometido nos profetas( Isaías 55:3-4; Ezequiel 34:23-24;  e outros como Jeremias, Oséias,Amós).Neste período haverá efusão do Espírito como descreve o profeta Joel ( Joel 2:28, citado por Pedro em  Atos: 2:16-17). No final desses mil anos Satanás é solto e engana a muitos, ocorrendo  a batalha final de Gogue e Magogue. ( Ap 20:7). Os seguidores de Satanás são destruídos pelo fogo ( Ap 20:9-10) e o diabo é lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta ( Ap 20: 10). Segue-se o juízo final do grande trono branco. Aqueles que não foram achados escritos no livro da vida ( aqueles que rejeitaram a graça salvadora) são ressuscitados após os mil anos para o julgamento  do trono branco, sendo  após este, lançados no lago de fogo. Os crentes não participam deste julgamento mas são  representados por Cristo , visto que foram lavados no sangue do Cordeiro. Após esse julgamento desce o novo céu e a nova terra ( Ap 21:10-27). Neste momento Cristo entrega o reino ao pai ( I Cor 15:24 ) fato que só ocorre quando o último inimigo – a morte- for destruída( I Cor 15:26-28) Os crentes em Jesus Cristo viverão eternamente  na presença do Senhor. ( Ap 22:1-5).

No gráfico abaixo a eternidade está representada por duas linhas paralelas e o intervalo criado por Deus  é o tempo. Nesse tempo estão descritas as várias etapas do plano de Deus, desde a criação até o juízo final.

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*Nota: este é apenas um apanhado geral das dispensações, lembrando que   “dispensação” significa mensagens com conteúdos direcionados a uma determinada época histórica ( dentro do tempo ) em relação a Deus e seu plano geral (Maranhão, Z.F,1991 ). Muitos estudiosos negam a existência de dispensações e ,para muitos, existem duas dispensações: a do VT e do NT. Para Scofield por exemplo, são sete as dispensações: Inocência( Gen 1:28), Consciência ou responsabilidade moral ( Gen 3:7), Governo humano ( Gen 8:15), Promessa( Gen 12:1), Lei ( Ex 19:1); Igreja ( Atos 2:1); Reino de Cristo( Apoc 20:4).

Nós vivemos na dispensação da graça, que terminará com o arrebatamento da Igreja.

BIBLIOGRAFIA

  1. BÍBLIA DE ESTUDO DE GENEBRA. São Paulo e Barueri, Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
  1. BÍBLIA SAGRADA. Tradução Revista e Atualizada. 2a  ed.,  São Paulo, Sociedade Bíblica do Brasil, 1993
  1. BÍBLIA SAGRADA. Tradução Revista e Corrigida. São Paulo, Sociedade Bíblica do Brasil, 1995.
  1. MARANHÃO, Z.F. Entendendo as parábolas de Jesus. Ed. Profecias Bíblicas, São Paulo. 1991
  1. MARANHÃO, Z.F. Entendendo o Apocalipse, 1993 ( ainda não publicado)
  1. PENTECOST, J. D. Things to come. Zondervan Plublishing House, Grand Rapids, Michigan, 1958. Reprinting 1972.     

Marialda Höfling de Pádua Dias

Setembro de 2004/2016