Estudo sobre Daniel Capítulos 10-11-12
16/11/2017
Profecias de Daniel Capítulos 2-7-8
18/11/2017

DANIEL CAPÍTULO 9

Após uma bela oração de Daniel a Deus ( Dan 9:4-19 ), na qual Daniel ressalta que, enquanto ele confessava o pecado dele e do povo de Israel, “O varão Gabriel….veio e voando rapidamente e à hora do sacrifício da tarde, e me instruiu, e falou comigo, e disse: Daniel, ago ra, saí para fazer-te entender o sentido. ( Dan 9:21 ) No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; toma, pois, bem sentido na palavra e entende a visão”( Dan 9:23) Dan 9:24: “70 semanas estão determinadas sobre o teu povo para extinguir a transgressão, e dar fim aos pecados, e expiar a iniquidade, e trazer justiça eterna, e selar a visão e a profecia”. Note-se que a profecia está se referindo ao povo de Daniel: Israel.

Verso 25: “até Messias, o Príncipe são 7 semanas e mais 62 semanas , num total de 69 semanas, que começam a ser contadas a partir da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém”.

No versículo 26 o anjo Gabriel acrescenta:”E depois das sessenta e duas semanas será tirado o Messias e o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário , e o seu fim será uma inundação; e até o fim haverá guerra; estão determinadas assolações”.

Verso 27 “. E ele firmará um concerto com muitos por uma semana; e, na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até a consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.

O período de 69 semanas começa com a ordem de restaurar Jerusalém.

É preciso entender o que são essas semanas. A palavra hebraica para semana é “shabua”, que significa um sete de anos, tanto quanto um sete de dias. Se fosse considerada a semana de sete dias, as 70 semanas seriam 490 dias e não poderia ser uma referência à primeira vinda do Messias, que só apareceu no mundo 490 anos depois, o que leva à conclusão de que a semana aqui representa ano: uma semana de anos = 7 anos e 70 semanas de anos= 490 anos.

Outro aspecto estudado por vários comentadores é que o ano aqui referido é de 360 dias baseando-se em Genesis 7:11 e 8:4 referente ao diluvio , o qual começou no décimo sétimo dia do mês segundo e terminou no décimo sétimo dia do mês sétimo o que corresponde a cento e cinquenta dias”. Logo 12 meses são 360 dias. Dan 7:26-27 refere -se a um rei que se oporá ao Altíssimo por um tempo, tempos e metade de um tempo. Já Daniel 9:26-27 fala do terrível príncipe que há de vir e que firmará concerto com muitos por uma semana e na metade da semana romperá o concerto dando lugar à uma perseguição aos santos. Ap 12:4-7 fala em 42 meses (período de 3 anos e meio) , Ap 12:13-14 repete Daniel: um tempo, tempos e metade de um tempo para a perseguição final que haverá contra o povo santo, após um falso concerto estabelecido entre o Anticristo e Israel.

Portanto esse período é apresentado como 42 meses ou 1260 dias ou um tempo, e tempos e metade de um tempo. Isso significa que uma semana de anos são 7 anos.

No verso 25 llê-se” desde a ordem para restaurar e edificar Jerusalém até Messias o Príncipe” Isto significa que haveria um espaço de tempo fixado na História até a chegada do Messias. Quantos anos esse tempo representa? Como vimos anteriormente ele representa 490 anos.

Um estudo profético realizado por Dr Alva J.Mc Clain mostra que o único decreto existente em referência à reedificação de Jerusalém encontra-se em Neemias 2: 1 “ Sucedeu ,pois, no mês de nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes ” Depois Neem. 2:5-9 revela como Neemias conseguiu a permissão do rei para reedificar Jerusalém.

Pela História, sabe-se que o vigésimo ano do rei Artaxerxes foi o mês de nisã de 445 AC. Segundo o costume judaico, quando não se refere ao dia, significa o primeiro dia do mês. Portanto, no nosso calendário, a data é 14 de março de 445 AC. As 70 semanas começam aí.

O cálculo que se segue se refere às primeiras 69 semanas e ,segundo Mc Clain, esse cálculo foi elaborado por Sir Robert Anderson no livro The coming prince.
69 sem x 7x360dias= 173.880 dias a partir de 14 de março de 445 AC. Transportando para nosso calendário, esses dias terminam em 6 de abril de 32AD de 445 AC a 32 AD são 476 anos ( AC 1 até AD 1= 1 ano). Estes 476 anos são referentes ao nosso calendário.
Segue-se o cálculo:

445 AC a 32 AD= 476 anos
476X365= 173. 740 dias
Mais os anos bissextos = 116 dias
14/3 a 6/4 = 24 dias
Total = 173.880 dias

Assim 6 de abril de 32AD é estabelecido como o fim das 69 semanas( sete semanas+ 62 semanas ) e corresponde à data da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, descrita em todos os evangelhos. Jesus nessa ocasião é louvado e aclamado como rei ( Lucas 19:28 ) e é a essa data que Daniel se refere ao Messias, o Príncipe.

Daniel 26 prevê também sua morte quando diz “e depois de sessenta e duas semanas será tirado o Messias”. Desde o inicio da contagem, vemos que as 69 semanas terminam com o Messias aclamado como rei.

Portanto estudar os acontecimentos proféticos sem estudar Daniel poderá trazer muitas falsas interpretações.

É preciso lembrar que a profecia se refere a 70 semanas. Se fossem semanas cont ínuas, o fim previsto em Daniel já teria chegado pois faltariam 7 anos após a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém para os terríveis acontecimentos narrados nas Escrituras. Em Daniel 9:26-27, Daniel refere ainda a vinda de um outro príncipe, com características de um opositor a Cristo, o qual enganará a muitos. Fará um concerto com muitos, o qual ele mesmo romperá na metade da semana, quando fará cessar o sacrifício e a seguir virá o assolador. Esses últimos fatos terão seu cumprimento só no futuro e são descritos no livro de Apocalipse. O príncipe que se oporá a Cristo só pode ser o Anticristo. Como o Anticristo, descrito no Apocalipse , ainda não foi revelado, deduz-se que existe um intervalo de tempo, não referido por Daniel, entre a primeira vinda de Cristo e a revelação do Anticristo. No intervalo de tempo entre a 1ª vinda de Cristo e o início da tribulação, descrita no livro de Apocalipse, existe uma época em que a mensagem da salvação é pregada continuamente: o tempo da Igreja de Cristo, o qual termina quando começa a tribulação descrita no livro do Apocalipse.

Com a revelação do Anticristo, restam sete anos de tribulação, i.e ,uma semana de anos, ou seja, 7 anos de sofrimento para a terra e para seus habitantes e principalmente para Israel. Assim as 70
semanas se completam.

Fazendo um parêntesis aqui, em Isaias 61:1-2 lê-se :” O Espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu, para pregar as boas-novas aos quebrantados de coração, a proclamar a libertação aos cativos, e a por em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus”. Quando Cristo leu essa profecia na sinagoga ( Lucas 4:16-21), confirmando que ela falava dele próprio, fechou o livro e não leu : o dia da vingança do nosso Deus . Esse fato mostra que o dia da vingança ainda não tinha chegado e só ocorrerá no futuro (Apocalipse). O próprio Cristo confirma aqui que existe um intervalo entre as 69 semanas e a septuagésima semana. Ele, na primeira vinda, veio pregar a paz e realizar a obra da cruz.

No evangelho de Mateus, em Mt 24: 21, Jesus diz no seu sermão profético “ porque haverá então uma grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais”, mostrando que Jesus mesmo está admitindo um intervalo de tempo, quando coloca essa aflição no futuro.

No livro de Atos 15:15-16, Tiago, diz perante a Assembleia de Jerusalém “ E com isto concordam as palavras dos profetas, como está escrito: depois disto, voltarei e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído; levantá-lo-ei das suas ruínas e tornarei a edificá-lo.” Essa palavras são baseadas na profecia de Amós 9 e ela não será cumprida na presente época e sim “depois disto”. O intervalo de Daniel 9:26-27 está, portanto, em curso . No entanto, a Bíblia não revela em nenhum lugar quando esse intervalo terminará e não adianta prever e especular, porque Cristo mesmo diz em Mateus 24:44 “porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis”. Quanto à 70ª semana de Daniel, que se cumprirá numa época futura e é descrita em Daniel 9:26-27, observa-se que existem dois períodos dentro dos sete anos: os primeiros três anos e meio ou 1260 dias correspondem à época do surgimento do “ príncipe que há de vir” do v 26, o “assolador” do v 27 ou o Anticristo do Apocalipse. Ele fará um concerto com muitos por uma semana e romperá o concerto na metade da semana, “e então fará cessar o sacrifício e sobre a asa das abominações virá o assolador até à consumação;……“

Os últimos 3 anos e meio serão anos terríveis de ira divina e da ação satânica do Anticristo. Terminam com a 2ª vinda de Cristo a qual precede o reino milenar de Jesus Cristo ( Ap.20:4) “70 semanas estão determinadas sobre o teu povo para extinguir a transgressão, e dar fim aos pecados, e expiar a iniquidade, e trazer justiça eterna, e selar a visão e a profecia ” (Dan 9:24)

O gráfico abaixo esclarece bem a visão do profeta Daniel

 

 

Fonte Mc Clain, A. J.

BIBLIOGRAFIA

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Brasil; 2007
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9. Maranhão, Z.F. Entendendo o Apocalipse, 1993
A ser publicado no site da autora https://www.zeliafaveromaranhao.com.br/.
10. Mc Clain, AJ. As Setenta semanas de Daniel. Imprensa Batista Regular do Brasil.
11. Pentecost, J. D. Things to come. Zondervan Plublishing House, Grand Rapids, Michigan; 1958.( Reprinting 1972).

Marialda Höfling de Padua Dias
Março de 2017