A Bíblia: a Palavra de Deus
21/12/2016
Estudo sobre Daniel Capítulos 10-11-12
16/11/2017

INTRODUÇÃO

Antes da queda, Deus fez um pacto com Adão, pelo qual ele deveria obedecer a Deus e assim viver sem encarar a morte. Com a queda de Adão, entrou o pecado no mundo e a morte foi determinada por Deus.
No entanto, Deus, na sua misericórdia, oferece a solução para o pecado do homem em Gênesis 3:15. Desde então Ele passa a revelar ao homem o seu plano e suas promessas de maneira paulatina e de formas diferentes nas diferentes épocas.

Dispensação

Significa mensagens com conteúdos diferentes direcionados a uma determinada época histórica em relação a Deus e seu plano geral ( Maranhão, Z, 1991).
O pacto da graça foi feito com Cristo, como o segundo Adão; e, nele, com todos os eleitos, como sua semente
(Confissão de Fé de Westminster; Catecismo Maior; O Breve Catecismo pg 186).

Há um só pacto da graça sob as várias dispensações ( Confissão de Fé, pg 46)
A justificação é obtida pela graça de Deus , através do sacrifício de Cristo : antes, hoje e sempre, sem distinção de raça. Só se alcança pela fé.
“ Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.” ( Ef 2:8)
IPe 1:18-20; Ap 13:8
A administração do pacto da graça antes da Encarnação, no VT, era realizada através das
-promessas
-profecias
-Lei (sacrifícios )
-outros princípios e ordenanças

No NT  a administração da graça é realizada
-pela pregação da palavra
-celebração dos sacramentos do Batismo e da Ceia do Senhor

A graça  manifesta-se a qualquer pessoa que venha a aceitar a  Jesus Cristo como único salvador.

No começo da história da  humanidade  Deus falava diretamente para pessoas que recebiam suas mensagens e a revelavam a outras.  Ele   apresentou  a sua promessa a Adão após sua queda   (Gen 3:15) , a Noé  de maneira diferente da que apresentou a  Abraão, depois a Moisés, aos profetas.

Após 400 anos de silêncio bíblico,  o Filho de Deus, Jesus Cristo, veio ao mundo, revelou o Pai e os  fatos que aconteceriam após sua morte,  prometendo  a sua volta, não mais como o Cristo sofredor , mas  como o Cristo vencedor. Ele nunca revelou a data de sua volta “

Porém daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai “ ( Mateus 24:36 )

A salvação, portanto, em todas as épocas é sempre através de  Cristo. A condição imposta por Deus é a  fé em Jesus Cristo. Só por ele o homem pode usufruir  a vida eterna.

O programa  soberano  de Deus é visto na ordenação da sucessão das épocas e as Escrituras Sagradas descobrem-no em muitas passagens: Dan 2:31-45; 7:1-28; 9:24-27; Dan12:1-13; Os 3:4-5; Mat 23 :37-25:46; At 15:13-18; Rom 11:13-29; II Tess 3:12-12; Ap 2:1-22.

( ver o artigo “ o plano das épocas”)

Paulo escreve sobre o período de Adão até Moisés ( Rom 5:14 ). João se refere  também à lei e a Cristo ( João 1:17); Cristo fala sobre o tempo dos gentios( Lc 21:24)

A Bíblia fala em épocas ou séculos em várias passagens como I Cor 2:7; II Tim 1:9; Tito 1:2. As épocas ou séculos são os períodos de tempo nos quais Deus revela seu propósito divino  e programa,  tendo no centro o Senhor Jesus Cristo.

A época futura será inaugurada pelo Messias na sua 2ª  vinda. Quando se fala   em época presente ou século presente para a Igreja, significa o tempo que vai da rejeição do Messias por Israel e a sua segunda vinda. A diferença entre a época  precedente  e a presente  é que naquela Cristo foi  antecipado, mas na presente, Cristo já veio, morreu, ressuscitou, ascendeu aos céus e está  à direita do Pai ( Col 3:1; Ef 1:20 ),  e, o Espírito Santo, que era dado  antes a alguns homens para tarefas determinadas por Deus, hoje habita nos crentes ( I Cor 3:16). Antes a revelação estava incompleta  mas atualmente ela se completou, pois Cristo veio e revelou o Pai.

Israel é objeto particular  de Deus (Deut 7:6) e o plano para Israel não será cumprido até que Cristo volte. Segundo os profetas, Israel vai passar por um período da ira de Deus (Is 13:9), da qual os crentes estão livres (;I Tess 5:9; 1:10 ) Os não crentes também sofrerão as angústias desse período.

O presente período de tempo  é pois o tempo  da Igreja, ( Ef 5:25-27, 32) cuja cabeça é Cristo( Ef 1:22-23), Esse período é descrito nas Escrituras como um mistério ( Col 1:24-27; 2:2; Rom 16:25-26; I Cor 2:7; Ef 3:4-9).

O programa de Deus para salvação, a relação de Cristo com a redenção do homem e mesmo a encarnação foram chamados de mistério. ( I Cor 2:7; Col 2:2; 4;3; I Tim 3:16)

Arrebatamento e 2ª vinda de Cristo

O que vem a ser o arrebatamento?

Paulo , na sua primeira  carta aos Tessalonicenses 4:13-17 escreve:

13.“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança

14.Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele.

15.Dizemos-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.

16.Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus: e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro;

17.depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com ele nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.”

I Cor 15:51-52 .” Eis aqui vos digo um mistério:  Na verdade, nem todos  dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptiveis, e nós seremos transformados”

Pelo exposto, os crentes em Cristo, que morreram, ressuscitarão e os vivos serão  arrebatados para o encontrar nas nuvens, num momento que ninguém sabe quando ocorrerá.

Os estudiosos a respeito desse fato diferem quanto à época em que ocorrerá, ligando o arrebatamento às discussões sobre  sua relação sobre o reino  milenar prometido em Apocalipse 20:4-5 ( ver apêndice):

Entre as correntes de pensamento a respeito   da 2a  vinda de Cristo  e, sua relação com o reino  milenar de Cristo, destaca-se o premilenismo

E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram com Cristo durante mil anos.

Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.”  ( Ap20 :4-5 )

Premilenismo

A visão premilenista sobre  a 2ª vinda de Cristo defende a seguinte teoria:

A 2ª vinda ocorre em duas etapas: na primeira ocorre a ressurreição dos crentes  em Jesus Cristo ( Igreja invisível) e o arrebatamento. O encontro com Cristo se dá nas nuvens e ele não desce  à terra

Numa segunda etapa, Cristo volta à  terra, agora  visível e todo o olho o verá. Esse fato ocorre  após  a tribulação profetizada pelo profeta Daniel e por Jesus  no seu sermão profético em Mateus 24-25.

O milênio começa somente após sua  2ª Vinda como está descrita em   Apocalipse 19:11-13 e Mateus 24:30.

“Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens, com poder e grande glória” Mat 24:30

Com base em inúmeras passagens, o premilenismo defende uma interpretação literal das Escrituras e interpreta passagens que são  referentes ao futuro de Israel e outras  que são somente para a igreja

Portanto o Arrebatamento marca o final da época da Igreja, que começou em Pentecostese termina no arrebatamento. Mat 24:40; I Tess  4:14-17; I Cor 15:52. É o encontro da Igreja invisível, a noiva de Cristo ,com seu Senhor, nas nuvens do céu. O toque de reunir para o arrebatamento é a trombeta,  ( I Tess 4:15 a 17):

*Pentecostes  ou festa das semanas,  também chamada “dia das primícias”, era uma festa que ocorria no quinquagésimo dia depois da Páscoa.  Ela  marcou a descida do Espírito Santo, que veio para habitar no crente ( Atos 2)

O arrebatamento marca o início do tempo da ira de Deus descrita em Daniel e no livro do Apocalipse.

Diferenças entre arrebatamento e 2ª vinda

As diferenças aqui apresentadas entre o arrebatamento e a segunda vinda de Cristo foram escritas por Zelia Favero Maranhão e fazem parte do estudo da autora sobre o Apocalipse.

(https://www.zeliafaveromaranhao.com.br/)

Arrebatamento e 2a  vinda são fatos diferentes

No arrebatamento:

  1. A presença de Cristo é velada ao mundo
  2. Jesus permanece nas nuvens, não desce à terra
  3. É visto apenas pelos membros da Igreja de Cristo
  4. Precede a 2a vinda em uma semana de anos ou seja sete anos ( Vide estudo  sobre Daniel)
  5.  Vem para buscar a Igreja

 Na  2a  vinda:

  1. Cristo chega à terra ( Zacarias 14:3-4 )
  2. Sua aparição se dá em Jerusalém ( Zac 12:10)
  3. É visto por todo o mundo ( Atos 1:11 e Ap 1:7 )
  4. É posterior ao arrebatamento em uma semana de anos ( sete anos)
  5. Vem para julgar e reinar no trono de Davi ( Ap 19:11)

O dia  de Jesus Cristo é o dia do arrebatamento ( I Cor 1:8) e ele desencadeia o Dia do Senhor. Para aqueles que não são salvos pelo sangue do Cordeiro começam os sete anos de tribulação mencionados pelo profeta Daniel e descritos no livro do Apocalipse.

O dia do Senhor, segundo Pentecost, ( Jer 30:7 Sof 1:14-15;Joel 2:31; II Pe 3:10-11; Ap 20:11-15) é todo um período  que começa logo após o arrebatamento e compreende o período da grande tribulação, dos julgamentos , da segunda vinda de Cristo, do milênio, do juízo final do trono  branco.( Ap 20:11-15).

 Quem participa do arrebatamento?

  1. Os mortos em Cristo que pertencem à Igreja* (I Tess 4:16)
  2. Os salvos que estão vivos ( I Tess 4:17; I Cor 15:5,52 )

No momento do arrebatamento ,o Espírito Santo  se retira do mundo (II Tess 2:7). Ele foi dado para ficar com a Igreja ( Jo 14:16 ) Retira-se agora com a Igreja, mas estará agindo de maneira a convencer os ímpios a  aceitarem o evangelho de Jesus Cristo durante o período de tribulação ( II Tess. 2;1-8 )

*Nota: Quando se fala em Igreja, é uma referência à igreja invisível, aquela  que Deus conhece e é composta pelos reais crentes em Cristo. Não basta  fazer parte de uma Igreja visível. É preciso crer realmente em Jesus Cristo.

Quem não participará do arrebatamento, isto é, permanecerá na terra ou no Hades ( mortos):

– os não salvos em Cristo, que estão reservados para o dia do juízo final.( II Pe 2:9; Ap 20:11-15 )

Na visão premilenista, logo  após o arrebatamento, ocorre o período de 7 anos de tribulação, mas a Igreja não atravessará esse período por uma única razão: os justos não são passíveis de juízo porque são redimidos pelo sangue de Cristo; já estão justificados  perante Deus “Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira” .( Rom 5:9 )

A tribulação é um período de ira, de angústias e sofrimentos preparados pelo próprio Deus. Os redimidos já estão julgados na cruz de Cristo e por esse motivo não deverão participar da tribulação

Da tribulação participarão os israelitas que não aceitaram Jesus durante o tempo da Igreja e todos os outros incrédulos, que estavam vivos e não foram arrebatados.( Jer 30:7 )

O que acontece no  arrebatamento

I Tess 4:16-17

Pela ressurreição e pela transformação daqueles que estiverem vivos, os salvos adquirem um corpo glorioso semelhante a Jesus Cristo  na sua ressurreição ( I Jo 3:2)  porque “ a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herda a incorrupção” (ICo15:50). Há portanto necessidade da transformação do corpo (I Co 15:51-54): corpo glorioso e espiritual

Características do corpo glorioso

  1. Incorruptível (I Co 15:42)
  2. Imortal ( I Co 15:54)
  3. Conforme o corpo glorioso de Cristo (Fil 3: 20-21) .

Os crentes em Cristo adquirem portanto um corpo imortal porque Cristo foi “as primícias”  (I Co 15:23 )

Enquanto a ressurreição não ocorre, os mortos em Cristo habitam o paraíso, pois Cristo, após a sua ressurreição, “ levou cativo o cativeiro”. ( Ef 4:8 ). Paulo descreve a experiência com o paraíso em II Co12:1. Portanto todos os salvos, quando morrem, vão imediatamente à presença de Cristo ( II Co 5:8; Fil 1:23; Lc 23:43)

No momento da ressurreição o paraíso devolverá os seus mortos para receberem o corpo glorioso incorruptível e imortal. ( Jó 19:25; I Co 15:53 ).

Ap 20:5-6 “Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos. Sobre os não-salvos parece não ter havido alteração.  Eles permanecem no Hades, o qual dará os seus mortos para o juízo final e a 2a. morte ( Ap 20:12-14 ) Esta ressurreição para a morte somente ocorrerá após o milênio, por ocasião do juízo final , após o qual os não-salvos serão lançados no lago de fogo.  (Mat 18:9; 13:42; Mc 9:43; Ap 20:11-15 )

Quando ocorrerá o arrebatamento?

Cristo deixou claro que “porém daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai” ( Mat 24:36 )

Entretanto existem sinais e condições que precedem sua vinda:

Negação de Deus( Lc 17:26; II Tim 3:1-5); negação de Cristo ( I João 2:18; 4:3;  negação de seu retorno ( II Pe 3:3-4) negação da fé ( I Tim 4:1-2);  negação da  sã doutrina ( II Tim 4:3-4 ); negação  da moral ( II Tim 3:1-8,13; Judas 18 ); desobedientes a pais e mães ( II Tim 3: 1-9); negação da vida separada ( II Tim 3:1-7)

Guerras e rumores de guerras, fomes, pestes terremotos em vários lugares (Mat 24:4-12 ).

Existem razões bíblicas para se crer que o fato ocorre entre o 3o  e o 4o capítulo do Apocalipse

Aqueles que reconhecem o período de 7 anos de tribulação, descrito por Daniel  ,  defendem as seguintes teorias relacionadas à época em que ocorre o arrebatamento.

Arrebatamento  antes da tribulação

Esta teoria se baseia no modo literal de interpretação das Escrituras e responde melhor  às questões com a própria Bíblia. Ela se baseia também no conceito da iminência do arrebatamento.

Mat  24:36-42; Tiago 5:8; Mat 24:27.

Entre o primeiro e o segundo advento de Cristo existem dois programas distintos: aquele para a Igreja e  aquele para Israel. O programa para a Igreja será completado  com o arrebatamento e o programa para Israel após o arrebatamento, segundo a visão premilenista.

É a única teoria válida para o crente que crê no cumprimento literal das Escrituras .

Arrebatamento no meio da tribulação

Esta teoria nega a iminência do arrebatamento, desde que o coloca no meio da tribulação.  Não é fundamentada  na Bíblia.

Arrebatamento após a tribulação

 Nega a distinção entre Israel e a Igreja, negando também o propósito da tribulação que é julgamento e ira para os não crentes e para Israel. Jeremias escreve claramente que “ é tempo de ira para Jacó” ( Jer 30:7). Esta teoria nega a doutrina da iminência da vinda de Cristo que foi defendida pelos apóstolos,  e, também interpretam o arrebatamento e a 2ª vinda  como sendo um só acontecimento. É um sistema que enfatiza as negações sem apresentar uma exposição clara das escrituras. ( Pentecost)

A visão premilenista  não é apresentada como doutrina. Entretanto é o resultado de muitos anos de estudos de muitos conhecedores da Bíblia, que interpretam literalmente as Escrituras

Existe uma bênção para quem  participa da 1a ressurreição para a vida ( Ap. 20:6 ) e o apóstolo João  escreve “:Bem–aventurados  aqueles que lêem e ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, porque o tempo está próximo” Ap 1:3.

Esperemos portanto vigilantes para que possamos aguardar a manifestação de Jesus Cristo,

“….para confortar o vosso coração em santidade diante do nosso Deus e Pai, na vinda de nosso  Senhor Jesus Cristo, com todos os seus santos. (I Tess 3:13 )

Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. (II Tim 4:8)

 Apêndice

Outras  teorias sobre a  segunda vinda de Cristo relacionadas com o milênio são :

Posmilenismo

Interpretação figurativa , a qual defende  que  o triunfo do reino de Deus existe no mundo atual. O reino descrito no VT seria  um reino espiritual. A evangelização do mundo todo será alcançada antes da vinda de Cristo e  Ele só voltará   quando todo o mundo for evangelizado.

Seu ponto de vista não encontra comprovação nas Escrituras,  pois muitas passagens não podem ser interpretadas figurativamente.

Amilenismo

Não haverá um milênio literal na terra após o 2o  advento prometido em Ap 20:2-5, 6, 7 e cujas características são descritas por vários profetas.  Para essa visão , o cumprimento de todas as profecias do VT, em referência ao reino, ocorre na  terra durante a época da Igreja. Seria um reino espiritual. Outros são da opinião de que  o homem usufrui do reino de Deus no céu. A visão amilenista não admite portanto a literalidade das Escrituras, porque elas  descrevem  fatos que acontecerão na terra numa época futura e que são incompatíveis com essa interpretação.

BIBLIOGRAFIA

  1. Biblia de Estudo Scofield. Texto bíblico Almeida Corrigida Fiel. Sociedade Biblica Trinitariana do Brasil; 2007
  2. Bíblia Sagrada. Tradução Revista e Corrigida. São Paulo, Sociedade Bíblica do Brasil, 1995.
  3. Bíblia sagrada. Tradução Revista e Atualizada. 2a  ed.  São     Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993

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Editora  Presbiteriana,  São Paulo,1991

  1. Maranhão, Z.F. Entendendo o Apocalipse, 1993

        https://www.zeliafaveromaranhao.com.br/.

     6.Maranhão, Z.F Entendendo as parábolas. Editora ProfeciasBíblicas.1991.

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  1. Pentecost, J. D. Things to come. Zondervan Plublishing House, Grand Rapids, Michigan; 1958.( Reprinting 1972).

Marialda Höfling de Padua Dias

2006/outubro de 2017