A Bíblia: a Palavra de Deus
PLANO DE DEUS PARA AS ÉPOCAS: UM RESUMO DE GÊNESIS ATÉ O APOCALIPSE
10/11/2016
ARREBATAMENTO E SEGUNDA VINDA DE CRISTO
09/11/2017

Felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!

A Bíblia: a Palavra de Deus

Introdução

Antes de passarmos ao estudo da Bíblia propriamente dito, façamos uma distinção entre Inspiração e Iluminação.

A Bíblia foi escrita pela inspiração de homens escolhidos por Deus para fazê-lo. Portanto , inspiração é a ação do Espírito Santo possibilitando que homens escolhidos por Deus pudessem registrar tudo que Deus quis revelar ao homem,. Tudo isso encontramos na Bíblia.

Já iluminação é a ação do Espírito Santo no interior de cada pessoa para que ela possa aceitar Jesus Cristo como único salvador e compreender a vontade de Deus. Pela iluminação do Espírito podemos entender a Bíblia e tudo que está revelado nela. Há duas formas da iluminação se manifestar: uma repentina, quando uma pessoa compreende a verdade redentora da morte de Cristo na cruz, para a salvação. Quem crê será salvo para sempre. A outra é para o crescimento espiritual de uma pessoa convertida ao evangelho e só se dá para os crentes, aqueles que têm o Espírito de Deus. Romanos 8:14 “ Porque todos os que que são guiados pelo Espírito de Deus esses são Filhos de Deus”. Ler também Romanos 8:15; 5:5

AUTORIDADE DA BÍBLIA

A Bíblia ,para o crente em Jesus Cristo e pertencente à Igreja Reformada, é reconhecida, por meio da fé, como a Palavra de Deus e a única regra de fé e prática. Ela é inspirada por Deus, portanto. E existem muitas evidências dessa inspiração.

A palavra Bíblia quer dizer os livros e significa os livros por excelência. Emprega-se também a palavra Escritura ou Escrituras no sentido de livros sagrados( Mt 21:42; At 8:32 )

A Bíblia é composta de 66 livros escritos no espaço de 16 séculos, de Moisés, que escreveu os 5 primeiros livros da Bíblia ( 1525 AC ) até o apóstolo João ( 96 DC) , que escreveu o evangelho de João, as cartas- I João, II e III João e o livro do Apocalipse. A Biblia é dividida em Velho Testamento (VT) e Novo Testamento.(NT)

Ela tem como objetivo revelar a pessoa de Deus de maneira que possamos adquirir conhecimento de Deus, da Salvação em Jesus Cristo.

No Velho Testamento ( VT) o profeta Isaías no capítulo 7 o chama de Emanuel ( citado em Mateus 1:23 como “Deus conosco”) e no capítulo 9 o profeta o chama de Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da paz. Isaias no capítulo 53 o descreve como homem de dores, caracterizando bem o sofrimento de Jesus na sua primeira vinda. Em Zacarias 14 :9 “E O Senhor será rei sobre a terra”

Jesus sempre foi esperado pelos judeus como o Messias de Israel, o libertador e sua vinda é prevista na Bíblia em alguns livros do VT. Messias em hebraico significa Cristo e quer dizer aquele que é ungido com óleo . A palavra Messias aparece somente duas vezes no VT em Daniel 9:25-26 e no NT em João 1:41, quando André o reconhece como o Messias, e em João 4:25-42, quando a mulher samaritana e seus conterrâneos reconhecem Jesus como o Messsias- o Cristo- que havia de vir .

Os livros que se iniciam após a vinda de Cristo em carne compõem o Novo Testamento( NT)

A Bíblia foi escrita por 40 autores em 3 idiomas diferentes: hebraico, aramaico e grego. São livros históricos, biográficos, éticos, proféticos e poéticos:

São eles:

Velho Testamento: 39 livros

Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio ( Pentateuco) Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Cronicas, II Crônicas, Esdras , Neemias e Ester( Livros históricos ) Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares ( Livros poéticos) Isaias, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel) Daniel( Profetas Maiores) Oséias,, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.9 profetas menores.

A Igreja Católica Romana acrescentou alguns livros no Velho Testamento que não são canônicos para a Igreja Reformada, e por isso não constam do conjunto anterior.

Eles são chamados de apócrifos, porque não se harmonizam com os livros canônicos, contendo também erros.

São eles: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus Sabedoria, Eclesiastico, , Baruque , os capítulos 13 e 14 e os versículos 24 a 90 do capítulo 3 de Daniel, os capítulos 11 a 16 de Ester.

Note-se que na Bíblia de Jerusalém esses últimos capítulos de Ester não constam do canon.

Novo Testamento: 27 livros

Tanto a Igreja Reformada quanto a Igreja Católica aceitam os mesmos livros canônicos do Novo Testamento

Mateus, Marcos, Lucas, João ( Evangelhos)

Atos dos Apóstolos,

Cartas de Paulo: Romanos, I Corintios, II Corintos, Gálatas, Efésios,, Filipenses, Colossenses,I Tessalonissenses, II Tessalonissenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito, Filemon.

Hebreus ( de autoria não conhecida, embora haja estudiosos que consideram Paulo o autor da carta )

Tiago ( Irmão de Jesus )

I Pedro, II Pedro ( Apóstolo Pedro )

I João, II João, III João ( Apóstolo João )

Judas ( irmão de Jesus)

Apocalipse( Apóstolo João )

Chamamos a atenção para o seguinte

1. Quando lemos a Bíblia vemos que ela apresenta uma unidade de propósito, o seu ensino é excelente e moralmente inatacável. Ela revela fatos que não poderiam ser conhecidos em sua época. Como exemplo :

Jó: 26: 7

Isaías 40:22

Eclesiastes 1:6-7

Jó 36:27-29

2. A Bíblia apresenta temas que não correspondem à sua época

a) O Deus da Bíblia é diferente de todos os deuses adorados pelos homens; ele é infinito, soberano, triuno, justo, santo e cheio de amor. Um Deus como o da Bíblia não poderia ser inventado pelo homem

Isaías 6:1-3

Heb:1: 10 a 11

b) Com relação ao homem: a Bíblia apresenta o homem como ser condenável, pecador, incapaz de alcançar seu Deus por si próprio; é diferente de outras religiões que pregam a auto-salvação e auto aperfeiçoamento;

Rom. 3:10-12

Jeremias 17:9

c) A Bíblia apresenta o mundo como mau, oposto a Deus. Esse conceito divino não aparece em outras religiões.

I João 2:15-17

Gen 6:5

d) Castigo eterno para o pecado Ez 18:4

Rom 6:23

e) Salvação gratuita

Efésios 2:8-9

Suas profecias se cumprem literalmente. Como exemplo temos

Profecias referentes a Jesus Cristo

Elas são muitas e vão de Genesis ao Apocalipse

-Jesus estava presente na criação em Gen 1:1 “No princípio, criou Deus os céus e a terra” A palavra empregada significa plural, numa referência à Trindade.

-Em Gen 3: 15 a Bíblia refere a primeira promessa de um salvador

Outras profecias

a) Nascimento virginal Mateus 1:18-25; Lucas 1:26-26-56; Isaías. 7:14

b) a Genealogia de Jesus Cristo ( Mateus 1: 1-17 e Lucas 3:23-38

d)Da raça de Sem, da linhagem de Abraão, da tribo de Judá, da Família de Davi.

d) nasceria em Belém

Miquéias 5:2

c) Seu sofrimento e sua morte

Isaias 53:1-5

d) Sua ressurreição

Salmo 16:10

O Dr. Peter Stoner em seus cálculos de probabilidade revela que de 8 profecias messiânicas ,entre 456 profecias existentes, serem cumpridas seria de 1 em 10 elevada a 28ª. potência, o que equivale a um número imenso. Ele considerou apenas:

  1.  Nascimento em Belém ( Miqueias 5:2 e Mat 2:6))
  2.  Ter sua vinda precedida de um mensageiro ( Isaias 40:3 e Mateus 3:3 João 1:15-34 )
  3.  Entraria em Jerusalem montado num jumentinho( Zacarias 9:9 e Mateus 21:5)
  4.  Ter sido traído por um amigo e discípulo ( Salmo 41:9 e Mateus 21:3)
  5.   Ele seria traído por 30 moedas de prata( Zacarias 11:12 e Mateus 26:15)
  6.   O dinheiro seria atirado na casa de Deus (Zacarias11:12 e Mateus 27:5)
  7.  Ter ficado mudo perante seus acusadores ( Isaias 53:7 e Mateus 27:12)
  8.   Teria os pés e mãos transpassados ( Salmo 22:16 e Lucas 23:33)

Em outro cálculo Stoner estimou a probabilidade de cumprimento das profecias messiânicas serem cumpridas, utilizando 48 profecias, e chegou à conclusão de que seria de 10 elevado à potência de 157 zeros.

e) Além dessas evidências lembramos: o poder de transformação do coração em vidas antes perdidas e que foram restauradas pelo sangue de Cristo.

Milagres no Velho Testamento:

  •  Diluvio e arca de Noé
  •  Travessia do Mar Vermelho no livro de Êxodo, sobrevivência 40 anos no deserto ( Números,, Deuteronômio, travessia do Rio Jordão ( Josué 3:14- 17). Queda dos muros de Jericó (Josué:6:1-16 )
  •  Ressurreição do filho da sunamita ( II Reis 4 32-37)
  •  Outras intervenções divinas na vida dos fieis e do povo de Israel e reis.

Milagres do Novo testamento

De Jesus –dos 35 milagres descritos nos Evangelhos, destacam-se três ressurreições : Lázaro ( João 11: 39-45); filha de Jairo, um dos principais da sinagoga (Mc 5: 23-42); filho da viúva de Naim ( Lc 7:11-15) ;Cura de leprosos( Mat 8 :2-3; Lc 17:11-15)), de dois cegos( Mat 9 27-30, mão mirrada ( Mat10-13; multiplicação dos pães e peixes ( Mat 14:19: 21; 15:35-39), além de outros

Milagre dos apóstolos no livro de Atos

Entre eles destacam-se duas ressurreições : Ressurreição de Tabita, realizada através de Pedro( Atos 9:40); de Êutico, através de Paulo (Atos 20: 10 a 12 ).

É preciso no entanto, ao adquirir uma Bíblia, estar ciente de que é uma boa tradução, pois existem traduções que não são fidedignas

BIBLIOGRAFIA

1.BIBLIA DE ESTUDO SCOFIELD. Texto bíblico Almeida, Corrigida, Fiel. Sociedade Biblica Trinitariana do Brasil, 2007

2. BÍBLIA SAGRADA. Tradução Revista e Corrigida. São Paulo, Sociedade Bíblica do Brasil, 1995.

3. BÍBLIA SAGRADA.Tradução Revista e Atualizada. 2a ed., São Paulo, Sociedade Bíblica do Brasil, 1993

4. DAVIS, J. Dicionário da Bíblia. Junta de Educação Religiosa e Publicações. 12a ed., Rio de Janeiro, 1986

5. DOUGLAS, J.D.M., B.D., S.T.M., Ph.D. O novo dicionário da Bíblia. Edições Vida Nova, São Paulo, 1990 ( reimpressão da 1a ed. em português:1962 )

8.. MARANHÃO, Z.F. CARTILHA DA FÉ CRISTÃ Vide o site https://www.zeliafaveromaranhao.com.br/