O Milênio em Isaías
EM DEFESA DO PRÉ-MILENISMO: PARTE I
03/09/2021

Introdução

Deus tem autoridade, direito e poder para dirigir todas as coisas e cumprir a sua vontade.

Nos evangelhos encontram-se, com o mesmo significado, referências tanto ao reino de Deus como ao Reino dos céus. Entretanto, quando eles se referem a reino dos céus, a ênfase se faz no seu aspecto eterno.

Pode-se considerar outro reino – O Espiritual, que é composto por todos aqueles, que, em todas as épocas, foram consideradas justas, por terem sido iluminadas para crer em um Deus único e criador e num Salvador que viria e veio. Ele morreu na cruz por todos os que nele creem. O sangue de Jesus salva das penas eternas todos os que são considerados justos perante Deus. Ele se estende desde Adão até ao último vivente na terra.

O reino espiritual, a partir de Atos 2 em diante até o arrebatamento, é sinônimo da Igreja de Cristo na terra. Ela não foi revelada no Velho Testamento, mas o foi no Novo Testamento. Jesus expôs, nas suas parábolas do capítulo 13 de Mateus, o caráter de mistério do reino. Paulo também se refere a ele, no caso a Igreja, como um mistério de Cristo em Ef 3:49, e “o mistério” em Cl 1:26-27.

Quando Deus chamou Abraão e o abençoou através de Jacó, Deus instituiu um reino teocrático, cujas leis foram dadas diretamente por Deus através de Moisés. Esse reino foi rejeitado pelo povo de Israel, que passou a ser governado por homens, os reis de Israel. Pelos pecados de Israel, não houve mais reis após a invasão e cativeiro na Babilônia, sendo a nação finalmente destruída pelos romanos e os judeus espalhados pelo mundo.

Para que as profecias se cumpram é necessário que Israel exista como nação.

Antes que Jesus Cristo volte em glória, ocorrerá o arrebatamento da Igreja verdadeira e Israel e o mundo passarão por uma grande Tribulação. No final desta, após a vitória de Cristo sobre o anticristo, sobre o falso profeta e o dragão (Satanás), Jesus, o Messias, instalará na terra um reino com a duração de mil anos (Ap 20) e governará o mundo.

O Reino milenar- “o Milênio”, revelado por muitos profetas do V.T. e por João, no livro do Apocalipse cap 20, tem seu ponto máximo no livro de Isaías, motivo pelo qual passaremos a abordar esse assunto neste blog. Pelo que já foi exposto a respeito do plano de Deus para as épocas, encontram-se em Isaías referências sobre a 1ª vinda de Jesus Cristo, mas muito mais referências sobre o futuro que aguarda a humanidade.

É necessário lembrar que muitas profecias estão veladas e difíceis de entender. Às vezes elas aparecem de repente num texto, que trata de outro assunto. Pela visão pré-milenista sobre a existência de um Reino terreno após a 2ª. Vinda de Jesus Cristo, fica possível distinguir o que é escatológico e o que foi castigo de Deus a Israel no passado.

O profeta Isaías cronologicamente foi o 6º profeta, que profetizou por cerca de 60 anos, abrangendo o reinado de Uzias (792-740AC), Jotão, Acaz e Ezequias), sendo, portanto, contemporâneo da queda de Samaria perante os assírios em 722AC. Participou também da invasão de Judá pelos assírios, profetizando contra os seus inimigos. Esse fato se cumpriu por intervenção divina, quando morreram 185000 soldados inimigos, livrando Jerusalém dos assírios (Isaías, Cap 36).

As profecias de Isaías abrangem os seguintes aspectos, que estão de acordo com o livro de Apocalipse

1) Ira futura de Deus sobre Israel e as nações, em face da incredulidade daquela e do afastamento dos homens em relação a Deus.

2) Redenção de Israel como nação, através de um remanescente fiel após o julgamento de Israel, incluindo-se aqui o julgamento das nações e a separação daqueles que participarão do Reino milenar. Assim, o julgamento de Israel e das nações precede a instalação do reino milenar, e tem a finalidade de dividir a humanidade entre os que participarão desse reino milenar daqueles que serão mortos e vão aguardar o juízo final.

3) Instalação do reino de Deus na terra e as suas características. Ele será um reino com a duração de mil anos, segundo se encontra em Apocalipse 20, onde o autor repete a informação 6 vezes (vs 2-7). O fato da existência de um reino terreno não invalida que, após o final de mil anos, ocorra o julgamento final e a condenação dos ímpios para o lago de fogo, e os salvos, para a vida eterna.

Isaías foi um grande profeta, que revela a pessoa de Jesus Cristo, na sua primeira vinda, além de expor muitos acontecimentos que irão acontecer no fim dos tempos.

Pode-se dividir essas profecias em: aquelas que se referem à 1ª vinda de Jesus Cristo e aquelas que acontecerão no futuro e estão ligadas à segunda vinda de Jesus Cristo. Esta exposição tratará exclusivamente a respeito daquelas que irão ainda acontecer, mais especialmente sobre o milênio.

De acordo com Isaías, veem-se as seguintes profecias sobre:

  1. O Dia do Senhor, assunto de quase todos os profetas do Velho testamento e descrito também no Novo Testamento.
  2. O Milênio, que se refere a um reino teocrático futuro, com duração de mil anos, segundo Apocalipse 20, o qual será governado pelo Messias – Jesus Cristo.

Existe, pois, um programa de Deus para Israel e para as nações, programa esse que se cumprirá.

 

Dia do Senhor

Conforme exposto pelos profetas, será o dia da ira de Deus sobre Israel e a humanidade incrédula, e sobrevirá com grandes sofrimentos para toda a humanidade.

O plano profético, exposto em outros artigos deste Blog, situa-o na última semana de Daniel, a semana de sete anos, cujos detalhes são descritos no livro de Apocalipse. Essa época acontece após o arrebatamento da Igreja de Cristo.

Entre as características desse período, também chamado de Tribulação, destaca-se:

-O cumprimento da ira de Deus sobre a humanidade ímpia, tempo de tribulação, principalmente para Israel. O profeta se refere a um período que, segundo Daniel 9, terá 7 anos de duração (vide o artigo sobre Daniel 9, neste Blog). Essa época é chamada pelos profetas como Dia da ira de Deus ou tribulação. O termo “Grande tribulação” às vezes é usado no lugar dos dois termos, mas Daniel 9:27 utiliza “Grande Tribulação” para se referir ao período de 3 anos e meio finais da última semana de Daniel.

O Dia do Senhor ou dia da ira de Deus é referido pelos profetas:

Isaías, Ezequiel, Joel, Amós, Obadias, Sofonias, Zacarias e Malaquias

No NT ocorre em Atos, I Tess, II Tess, II Pe.)

Ele é referido também como Aquele Dia ou o Dia ou o Grande Dia (mais de 75 vezes; Pentecost pg 230).

Isaías se refere ao Dia do Senhor em 2:12; 13:6, mas a descrição desse dia aparece em outros capítulos.

Como a finalidade deste artigo é discorrer sobre o Milênio, comentaremos somente esse assunto.

 

MILÊNIO: REINO MILENAR DE JESUS CRISTO

No reino milenar, a terra de Israel será restaurada, o templo reconstruído, as 12 tribos terão seu território próprio, e a área de Israel finalmente alcançará aquela extensão prometida a Abraão segundo Gn 17:8 (Ver o artigo deste Blog: “Israel e a Igreja eEm Defesa do Pré-milenismo II)

Como já referido anteriormente, o Milênio, esse reino terreno com duração de mil anos e dirigido pelo Messias Jesus, apresenta características bem diferentes daquelas referidas nos capítulos finais do livro de Apocalipse, que apresenta o juízo final e nova Jerusalém, habitação futura dos salvos em Cristo.

Lembramos também, que as características que se seguem só podem ocorrer na terra e numa época que se sucede à grande tribulação e à 2ª vinda visível de Jesus Cristo. (Mateus 24; Ap 20) Jesus assumirá o comando da Teocracia instalada no Milênio.

Assim, é impossível colocar, em um ambiente fora da terra, as passagens bíblicas referidas neste texto.

 

Características do reino milenar – o Milênio

Algumas características apresentadas, neste estudo, aparecem em outros livros proféticos do VT, o que mostra a importância desse período para os crentes em Jesus Cristo de todas as épocas. Vê-se também referências sobre o Milênio em Jeremias, Ezequiel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Miquéias, Habacuque, Sofonias, Zacarias e Malaquias. Outros livros da Bíblia também referem uma época de promessa futura.

Além dos profetas, pode-se encontrar, por exemplo, referência sobre o reino futuro em: Samuel 7:12-13; Salmos 72 e 89)

 

-Importância de Jerusalém como centro de adoração

Jerusalém situar-se-á no topo da montanha mais alta do mundo (Mq 4:1-2), por mudança na geografia da região (Zc 14:4) e será o centro de adoração ao seu Rei.

Is 2:3

3 E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor.

Is 66:20

20” E trarão os vossos irmãos, dentre todas as nações, por presente ao Senhor, sobre cavalos, e em carros, e em liteiras, e sobre mulas, e sobre dromedários, ao meu santo monte, a Jerusalém, diz o Senhor, como quando os filhos de Israel trazem suas ofertas em vasos limpos à Casa do Senhor “

Is 2:4

2 E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do Senhor no cume dos montes, e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações.

 

-Jerusalém será a sede do governo e será uma cidade gloriosa

Para que Jerusalém seja a sede do governo, é preciso que ela seja restaurada e o templo construído. O profeta Ezequiel descreve esse fato.

No artigo “Em defesa do Pré-Milenismo II, estão descritas as características da construção e funcionamento do templo, suas medidas e a descrição da Jerusalém reconstruída.

Nota: Muitas vezes, a BÍblia se refere a Sião como outro nome para Jerusalém.

Is 1:26-27

26 E te restituirei os teus juízes, como foram dantes; e os teus conselheiros, como antigamente; e então te chamarão cidade de justiça, cidade fiel   

.27 Sião será remida com juízo, e os que voltam para ela com justiça.

Is 66:10-14

10 Regozijai-vos com Jerusalém, e alegrai-vos por ela, vós todos os que a amais; enchei-vos por ela de alegria, todos os que por ela pranteastes;

11 Para que mameis, e vos farteis dos peitos das suas consolações; para que sugueis, e vos deleiteis com a abundância da sua glória.

12 Porque assim diz o Senhor: Eis que estenderei sobre ela a paz como um rio, e a glória dos gentios como um ribeiro que transborda; então mamareis, ao colo vos trarão, e sobre os joelhos vos afagarão.

13 Como alguém a quem consola sua mãe, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados.

14 E vós vereis e alegrar-se-á o vosso coração, e os vossos ossos reverdecerão como a erva tenra; então a mão do Senhor será notória aos seus servos, e ele se indignará contra os seus inimigos.

 

Redenção de Israel como nação, através de um remanescente fiel

Segundo o apóstolo Paulo, a nação de Israel será representada por um remanescente fiel ( Rm 9:27)

Assim, a primeira referência sobre a existência de um futuro para Israel, em

Isaías, ocorre no verso 1:26

 “26 E te restituirei os teus juízes, como foram dantes; e os teus conselheiros, como antigamente; e então te chamarão cidade de justiça, cidade fiel.”

Is 27:6,12

6 Dias virão em que Jacó lançará raízes, e florescerá e brotará Israel, e encherão de fruto a face do mundo.

12 E será naquele dia que o Senhor debulhará seus cereais desde as correntes do rio do Egito; e vós ó filhos de Israel, sereis colhidos um a um.

Is 10:20-23

20 E acontecerá naquele dia que os restantes de Israel, e os que tiverem escapado da casa de Jacó, nunca mais se estribarão sobre aquele que os feriu; antes estribar-se-ão verdadeiramente sobre o Senhor, o Santo de Israel.

21 Os restantes se converterão ao Deus forte, sim, os restantes de Jacó.

22 Porque ainda que o teu povo, ó Israel, seja como a areia do mar, só um remanescente dele se converterá; uma destruição está determinada, transbordando em justiça.

23 Porque determinada já a destruição, o Senhor Deus dos Exércitos a executará no meio de toda esta terra.

 

O Messias é Rei e da semente de Davi

Cristo, o Messias, passará a ser o rei sobre a terra e, a partir de Jerusalém, Ele governará com todo poder e justiça. Segundo as profecias que o antecederam, ele é da semente de Davi como comprovam suas genealogias descritas em Mateus 1 e Lucas 3, além de muitas referências bíblicas

Is 1:5

5 Porque o trono se firmará em benignidade, e sobre ele no tabernáculo de Davi se assentará em verdade um que julgue, e busque o juízo, e se apresse a fazer justiça.

Is 11:1

1 “Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará “ uma semente brotará do tronco de Jessé”

Is 16:5

5 Porque o trono se firmará em benignidade, e sobre ele no tabernáculo de Davi se assentará em verdade um que julgue, e busque o juízo, e se apresse a fazer justiça.

Is 9:6-7

6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz

7 Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.

Cap 22:22

 22 E porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro, e abrirá, e ninguém fechará; e fechará, e ninguém abrirá.

 

Exaltação da figura do Messias no milênio

Is 33: 22

22 “Porque o Senhor é o nosso juiz; o Senhor é nosso Legislador; o Senhor é nosso Rei; ele nos salvará.

Is 49:7

Assim diz o Senhor, o Redentor de Israel, o seu Santo, à alma desprezada, ao que a nação abomina, ao servo dos que dominam: Os reis o verão, e se levantarão, como também os príncipes, e eles diante de ti se inclinarão, por amor do Senhor, que é fiel, e do Santo de Israel, que te escolheu.

 

Israel e outras nações participarão do Milênio, tendo Israel um papel mais relevante, de supremacia sobre as nações.

Is 14:1-2

1 Porque o Senhor se compadecerá de Jacó, e ainda escolherá a Israel e os porá na sua própria terra; e ajuntar-se-ão com eles os estrangeiros, e se achegarão à casa de Jacó.

2 E os povos os receberão, e os levarão aos seus lugares, e a casa de Israel os possuirá por servos, e por servas, na terra do Senhor; e cativarão aqueles que os cativaram, e dominarão sobre os seus opressores.

Is 2:2-3

2 E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do Senhor no cume dos montes, e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações.

3 E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor.

Is 60:14

 “Também virão a ti, inclinando-se, os filhos dos que te oprimiram; e prostrar-se-ão à planta   dos teus pés todos que te desprezaram; e chamar-te-ão a Cidade do Senhor, a Sião do Santo de Israel”

Is 66:23 “E será que desde a Festa da Lua Nova até à outra e desde um sábado até outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor

Is 27:6,12

6 Dias virão em que Jacó lançará raízes, e florescerá e brotará Israel, e encherão de fruto a face do mundo.

12 E será naquele dia que o Senhor debulhará seus cereais desde as correntes do rio do Egito; e vós ó filhos de Israel, sereis colhidos um a um.

Nota: todo o cap 27 é escatológico

Santidade 4:3-4

Is 29:17

I7 E os mansos terão gozo sobre gozo no Senhor; e os necessitados entre os homens se alegrarão no Santo de Israel.

Is 4:3-4

3 E será que aquele que for deixado em Sião, e ficar em Jerusalém, será chamado santo; todo aquele que estiver inscrito entre os viventes em Jerusalém;

4 Quando o Senhor lavar a imundícia das filhas de Sião, e limpar o sangue de Jerusalém, do meio dela, com o espírito de justiça, e com o espírito de ardor.

Is 60:21

21 E todos os do teu povo serão justos, para sempre herdarão a terra; serão renovos por mim plantados, obra das minhas mãos, para que eu seja glorificado.

 

Não haverá mais doenças

24 “E morador nenhum dirá: Enfermo estou; porque o povo que habitar nela será absolvido da iniquidade.

Is 35:5-6

5 Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão.

6 Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo.

Is 29:18

18E naquele dia os surdos ouvirão as palavras do livro, e dentre a escuridão e dentre as trevas os olhos dos cegos as verão.

 

Não haverá mais ferocidade dos animais

Is 11: 6-8

6 E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará.

7 A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi.

8 E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco.

Is 35:9-10

9 Ali não haverá leão, nem animal feroz subirá a ele, nem se achará nele; porém só os remidos andarão por ele.

Nota: Essas características do milênio claramente só podem ocorrer na vida da terra e no futuro.

 

Alegria no milênio

Haverá presença de alegria durante o milênio

Is 35:10

10 E os resgatados do Senhor voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.

Is 30:29

 29 Um cântico haverá entre vós, como na noite em que se celebra uma festa santa; e alegria de coração, como a daquele que vai com flauta, para entrar no monte do Senhor, à Rocha de Israel.

Is 65:19-20

19 E exultarei em Jerusalém, e me alegrarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor.

 

Longevidade

A longevidade será presente no milênio

Is 65:20

20 Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; porém o pecador de cem anos será amaldiçoado

 

Prosperidade econômica: haverá abundância

Is 30:23-24

“23 Então, te dará chuva sobre a semente com que semeares a terra, como também pão da novidade da terra; e esta será fértil e cheia; naquele dia, o teu gado pastará em lugares largos de pasto

“24 E os bois e os jumentinhos que lavram a terra comerão grão puro, que for padejado com a pá e cirandado com a ciranda.

Is 62:8-9

“8 Nunca mais darei o teu trigo como comida aos teus inimigos, nem os estranhos beberão o teu mosto, em que trabalhaste.

“9 Mas os que o ajuntarem o comerão e louvarão ao Senhor; e os que o colherem beberão nos átrios do meu santuário

 

Aumento da luminosidade

Is 30:26

26 “e será a luz da lua como a luz do sol, e a luz do sol, sete vezes maior, como a luz de sete dias, no dia em que o Senhor ligar a quebradura do seu povo e curar a chaga da sua ferida

 

Plenitude do Espírito

Todos experimentarão a plenitude do Espírito

Pedro, no seu discurso em Pentecostes (Atos 2:17) cita o profeta Joel (Jl 2:28), dizendo:

 17 “E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos.”

Isaías refere a plenitude do Espírito em:

Is 44:3

3 “Porque derramarei água sobre o sedento e rios, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes”

Is 32:14-15

14” Porque o palácio será abandonado, o ruído da cidade cessará; Ofel e as torres da guarda servirão de cavernas eternamente, para alegria dos jumentos monteses e para pasto dos gados

15 “até que se derrame sobre nós o Espírito lá do alto; então o deserto se tornará campo fértil, e o campo fértil será reputado em um bosque.”

 

Conhecimento

O conhecimento virá pela instrução do rei Messias

Is 54:13

13 “E todos os teus filhos serão discípulos do Senhor; e a paz de teus filhos será abundante”

 

Justiça e paz

Is 32:16-20

16 “O juízo habitará no deserto, e a justiça, repouso e segurança, para sempre”

17 “E o efeito da justiça será paz, e a operação da justiça, repouso e segurança, para sempre.”

18 “E o meu povo habitará em morada de paz, e em moradas bem seguras, e em lugares quietos de descanso.”

 

Conclusão

Pelo exposto, pode-se compreender a realidade de Apocalipse 20, de um reino futuro na terra, com características reais e muito diferentes daquele proclamado para a eternidade.

Isaías por outro lado é um livro tão rico em passagens, as quais embasam a visão de um reino terreno teocrático na terra, que fica difícil explicá-las para outro contexto.

Não há nada que impeça que este reino se continue no reino eterno após o julgamento final, quando forem julgados os ímpios de todas as épocas e aqueles que se rebelaram contra o Messias e seguiram Satanás, no final do Milênio. Assim, todos os que não creram em Jesus Cristo como Salvador serão lançados no lago de fogo, onde serão atormentados por Satanás (Ap 20:13-15) enquanto os salvos estarão morando com Cristo após Cristo entregar o reino ao Pai. (I Co 15:24-28).

As mensagens de Isaías não podem ser analisadas espiritualilzando o que está literalmente claro. O reino milenar de Cristo é uma realidade bíblica, que se cumprirá literalmente.

Assim, é bom lembrar de que o conhecimento profético deve convencer a Igreja de Cristo da necessidade de se empenhar na evangelização, para levar esperança àqueles que estão em trevas espirituais. Há urgência nesse trabalho, porque os sinais da volta de Cristo estão bem evidentes. 

 

BIBLIOGRAFIA

  1. Almeida, D. F. 2014. O Reino Messiânico: as nações, Israel e a Igreja. Porto Alegre: Actual Ed.
  2. Bíblia Sagrada.1995. Tradução Revista e Corrigida. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil.
  3. Fruchtenbaun, A. G. 2021. The footsteps of the Messiah: a study of the sequence of prophetic events. C. K. Jurik (Ed.), 4. ed. Ariel Ministries, San Antonio, USA.
  4. Ice, T.; Demy, T.1999. A verdade sobre o Templo do Milênio. Porto Alegre: Actual Ed. Trad. original: The truth about the last day´s Temple,1996.
  5. Maranhão, Z. F. 2001. Entendendo o Apocalipse. http://zeliafaveromaranhao.com.br
  6. McClain, A. J.1992. The greatness of the Kingdom. 7. ed. Winoma Lake, Indiana: BMH Books Ed.
  7. Pentecost, J. D. 1972. Things to come. Grand Rapids, Michigan: Zondervan Plublishing House.
  8. Woods, A. M. 2020. O Reino vindouro: o que é o reino e por que ele ainda não está presente? 1. ed. Porto Alegre: Chamada. Trad. original : The coming Kingdom, 2016.

Marialda Höfling de Padua Dias

Julho de 2024

mensagembíblica.net.br